Inquérito sobre “Implementação das estratégias agrícolas da UE no seu país”

Fuente: Epam
Lugar: notícia
Está em curso a aplicação de um breve inquérito sobre “Implementação das estratégias agrícolas da UE no seu país” Diretiva 2009/128/CE sobre a Utilização Sustentável de Pesticidas, Pacto Ecológico Europeu, Estratégia de Biodiversidade da UE para 2030, Estratégia do Prado ao Prato, Política Agrícola Comum 2023-2027, em que o/a convidamos a participar. Os seus resultados serão de grande valor para uma advocacia do desenvolvimento do setor das plantas aromáticas, medicinais e condimentares (PAM) ao nível europeu.
Este inquérito, anónimo e particularmente dirigido a agentes ligados ao setor das plantas aromáticas e medicinais, em toda a Europa, enquadra-se numa Ação COST (Cost Action) dedicada às plantas aromáticas e medicinais, em que a ADCMoura participa, designada por CA23123 – Gestão não química de infestantes em plantas medicinais e aromáticas (PAM) (CA23123 –  Non-chemical weed management in medicinal and aromatic plants (MAPs) (weeding MAPs))
Uma ação COST é uma rede de investigação interdisciplinar que reúne investigadores e inovadores para investigar um tópico à sua escolha durante 4 anos. As acções COST são normalmente constituídas por investigadores do meio académico, PME, instituições públicas e outras organizações relevantes ou partes interessadas.
Abertas a todos os domínios científicos e tecnológicos, incluindo domínios novos e emergentes, as acções COST oferecem um ambiente inclusivo e pan-europeu para que indivíduos de todos os níveis de antiguidade possam desenvolver as suas redes de investigação profissional e impulsionar as suas carreiras.
Este trabalho em particular tem como principal fundamentação a seguinte:
“A gestão das infestantes é geralmente um dos aspectos mais difíceis da produção agrícola. Se não forem geridas de forma óptima, as infestantes competem seriamente por nutrientes, água ou luz e, por conseguinte, conduzem frequentemente a rendimentos mais baixos e a níveis mais elevados de pragas e doenças.
O sector das plantas medicinais e aromáticas (PAM) é particularmente afetado pelas chamadas “infestantes”, uma vez que as matérias-primas à base de plantas são rigorosamente normalizadas de acordo com os requisitos da farmacopeia, por exemplo no que diz respeito ao teor de contaminação orgânica, bem como de pesticidas ou outros resíduos tóxicos. Este facto cria inúmeros desafios para o cultivo, mas também a jusante na cadeia de valor.
Há uma grande necessidade de estabelecer uma estratégia adequada para a gestão sustentável das infestantes para estes grupos de plantas, especialmente no que diz respeito ao Pacto Ecológico da UE, que visa reduzir os pesticidas químicos em 50% até 2030. Os agricultores envolvidos ou interessados no cultivo de PAM necessitam de um apoio claro e de um acesso fácil à formação, à informação e ao intercâmbio de experiências no que respeita às novas tecnologias e à aplicação de ferramentas e metodologias não químicas. Intensificar a colaboração, partilhar conhecimentos e resultados de investigação de forma mais ampla e eficiente ao longo de toda a cadeia de valor, criando ao mesmo tempo um ambiente de inovação (não exclusivamente em termos tecnológicos) é um dos principais objectivos desta ação COST. O valor claro desta rede é a sua abordagem interdisciplinar e multi-ator fortemente enfatizada, que se concretiza ao considerar não só os aspectos estritamente agrícolas e tecnológicos, mas também os factores científicos socioeconómicos.”
Saber mais em https://www.cost.eu/actions/CA23123/#tabs+Name:Description