Andaluzia, região convidada na Fruit Attraction 2024

Fecha de publicación: 27/09/2024
Fuente: AGROTEC
A Andaluzia participará como Região Convidada na 16ª edição da Fruit Attraction. A Junta da Andaluzia, através da Consejería de Agricultura, Pesca, Água e Desenvolvimento Rural, pretende promover o sector agroalimentar regional, destacando-se como um dos principais patrocinadores pelo terceiro ano consecutivo.

A feira, que terá lugar de 8 a 10 de outubro na IFEMA MADRID, acolherá profissionais de toda a cadeia de valor do setor hortofrutícola, no qual a Andaluzia se destaca como líder mundial. Através da sua participação, o Ministério Regional promoverá os produtos hortofrutícolas andaluzes, os seus métodos de produção e a sua identificação no mercado.
O Ministério também tem como objetivo aumentar a sensibilização dos consumidores para os produtos da região e aumentar o reconhecimento daqueles que possuem rótulos de qualidade certificados. Em suma, o objetivo é promover a imagem das frutas e produtos hortícolas de qualidade da Andaluzia.
Gusto del Sur, a marca de qualidade alimentar da Andaluzia
A Andaluzia também promoverá a sua marca de qualidade certificada Gusto del Sur no seu stand da Fruit Attraction. Esta marca foi promovida pelo Governo Regional há um ano e, desde então, é gerida pela Consejería de Agricultura, Pesca, Água e Desenvolvimento Rural.
Desde o seu lançamento, mais de 100 empresas e associações aderiram a Gusto del Sur, o que significa que cerca de 300 produtos de diferentes sectores e subsectores ostentam agora este rótulo de qualidade reconhecido a nível europeu. As empresas e associações pioneiras de Gusto del Sur pertencem a vários sectores, com destaque para o sector hortofrutícola, com empresas produtoras de amoras, morangos, framboesas, mirtilos, anonas, abacates, nêsperas, mangas, citrinos, tomates, espargos e batatas, bem como de conservas de legumes.
As empresas hortofrutícolas representam o terceiro setor da marca Gusto del Sur, com 26 entidades registadas entre empresas e conselhos reguladores e oito em processo de tramitação.
Gusto del Sur representa toda a realidade agroalimentar andaluza, e a Junta da Andaluzia está a trabalhar com o sector para incorporar outros pressupostos de qualidade, para que a nova marca seja cada vez mais representativa do sector agroalimentar andaluz.
Para fazer parte de Gusto del Sur, a Junta de Andalucía desenvolveu uma plataforma online onde os empresários podem fornecer documentação e apresentar o seu pedido de adesão. O período de candidatura está aberto durante todo o ano e o prazo para uma decisão é de três meses, no máximo.
O sector das frutas e produtos hortícolas, um sector-chave na Andaluzia
O setor hortofrutícola da Andaluzia é um dos principais motores da economia regional. Especificamente, as exportações agroalimentares da Andaluzia atingiram um novo recorde desde que existem dados comparáveis (1995), totalizando 7,770 mil milhões de euros nos primeiros cinco meses de 2024, graças a um crescimento anual de 14,7%, tornando a região líder nas vendas internacionais, com quase um em cada quatro euros exportados por Espanha (24,4%), e o principal fornecedor de frutas e legumes para a União Europeia.
De acordo com os últimos dados publicados em julho pela Andalucía TRADE - Agência Empresarial para a Transformação e Desenvolvimento Económico da Junta da Andaluzia, por sectores, os legumes, depois do azeite, ocupam o segundo lugar em termos de vendas, com 2 221 milhões, 28,6% do total. Em terceiro lugar está a fruta, que registou um recorde de 1,834 mil milhões (23,6%), graças a um aumento de 7,9% em relação ao ano anterior. Seguiram-se as preparações de legumes e frutas (conservas e similares), também com um recorde de 336 milhões (4,3%) e um aumento de 19,9%, o terceiro melhor do Top 10.
Em termos de províncias, Almeria lidera as vendas, com 2.102 milhões e 27,1% do total andaluz. Sevilha é a segunda em termos de volume de negócios de exportação, com 1.868 milhões de euros e 24% do total. Em terceiro lugar está Huelva, também em posição recorde, com 1,286 mil milhões e 16,6% do total, que registou um aumento de 11,6%, impulsionado pelas vendas históricas de frutos vermelhos (1,025 mil milhões e +11,7%).
Organizada pela IFEMA MADRID e pela FEPEX, a Fruit Attraction realiza este ano a sua 16ª edição de 8 a 10 de outubro, com uma participação esperada de 2.100 empresas de 56 países, com uma oferta de 70.000 m2 de frutas e legumes e uma assistência de mais de 100.000 profissionais de 145 países.