Jornadas Internacionais da Batata reuniram 150 especialistas em Alcochete

Fecha de publicación: 08/05/2022
Fuente: III Coloquio PAM Castelo Branco marzo 2022




As Jornadas Internacionais da Batata decorram a 3 e 4 de maio, no Fórum Cultural em Alcochete, com mais de 150 participantes, nacionais e estrangeiros, que debateram o momento particularmente desafiante para a batata portuguesa.



Estas jornadas foram promovidas pela Porbatata, no âmbito do projeto da Promoção da Batata Portuguesa nos Mercados Externos, em parceria com a Associação Portuguesa de Horticultura, o Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional, a Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícola e a Escola Superior Agrária de Santarém. O evento contou com o patrocínio das empresas Safe-Crop, Nufarm, Hubel, Belchim, Ascenza, Massó, BASF, Alltech, Valorfito e Magos Irrigation Systems.



Nestas jornadas abordaram-se temáticas determinantes para a batata portuguesa como mercados internacionais e exportações, organização e aumento de custos dos fatores de produção, novas tecnologias, fitossanidade, escassez de água e alterações climáticas.



Eis algumas das ideias breves a reter destas jornadas:



Comprar batata semente certificada fomenta a pesquisa e desenvolvimento de novas variedades, mais produtivas, com melhores características e resistências a pragas e doenças.A Comissão Europeia pretende impor um limite máximo para o teor de acrilamida em batatas e produtos transformados derivados de batatas. A fileira europeia da batata está em diálogo com as autoridades e propõe medidas alternativas à imposição de um teto máximo de acrilamida nas batatas.A biofortificação das batatas com nutrientes como o cálcio, o ferro e o zinco é uma tendência com vista à obtenção de alimentos funcionais. Há duas formas de realizar a biofortificação: com programas de fertilização específicos e no processo de obtenção das variedades, através de manipulação genética.Os produtores nacionais de batata têm vindo a perder margem de rendimento desde 2009 e têm pouca previsibilidade sobre o preço da batata. Os seguros indexados à produtividade da cultura e os Mercado de Futuros são duas opções a considerar para estabilizar o rendimento.A batata é um dos alimentos mais versáteis na cozinha. É importante escolher as variedades indicadas para cada finalidade culinária, sendo o teor de amido das batatas um critério a ter em conta.



O encerramento dos debates das jornadas contou com a presença da Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes. À tarde realizou-se uma visita a campos de produção de batata dos produtores Paulo Bartolo e Lino Caetano e à central de embalamento e expedição da organização de produtores Primohorta.



Assine a Revista da APH, fazendo-se Sócio: https://aphorticultura.pt/faca-se-socio/