PROCESSO DE OBTENÇÃO DE INSUMO ATIVO NANOPARTICULADO A PARTIR DE EXTRATO DE OCOTEA DUCKEI VATTIMO, DITO INSUMO, COMPOSIÇÃO FARMACÊUTICA COMPREENDENDO O REFERIDO INSUMO E USOS DESTES PARA TRATAMENTO DE LEISHMANIOSE

Fecha de publicación: 06/06/2017
Fuente: WIPO "apis"
PROCESSO DE OBTENÇÃO DE INSUMO ATIVO NANOPARTICULADO A PARTIR DE EXTRATO DE OCOTEA DUCKEI VATTIMO, DITO INSUMO, COMPOSIÇÃO FARMACÊUTICA COMPREENDENDO O REFERIDO INSUMO E USOS DESTES PARA TRATAMENTO DE LEISHMANIOSE.
A presente invenção refere-se a um processo de nanoestruturação de insumo ativo compreendendo extrato rico em lignóides obtido a partir da planta Ocotea duckei Vattimo.
O referido processo compreende as seguintes etapas:
a) Preparar uma microemulsão a quente compreendendo uma fase oleosa, uma fase aquosa e tensoativo, sendo que a fase oleosa compreende uma fração de lignóide obtida a partir de Ocotea duckei Vattimo;
b) Verter a microemulsão quente em água destilada sob agitação;
c) Adicionar à suspensão crioprotetor sacarose,
d) Liofilizar a suspensão obtida na etapa c).
O insumo resultante do processo é uma fração de lignóide nanoestruturada e pode ser utilizado em medicamentos para tratamento da doença leishmaniose.
Ainda, a presente invenção se refere a composições farmacêuticas que compreendem o dito insumo, produtos que compreendem tais composições e usos deste insumo para o tratamento de leishmaniose, visceral e tegumentar.