Mondego Agrícola quer revolucionar a agricultura no Baixo Mondego

Fecha de publicación: 30/08/2024
Fuente: AGROTEC
Acontece já daqui a uma semana, nos dias 5 e 6 de setembro, o evento Mondego Agrícola — Feira das Culturas. Decorre em Sabico das Areias, Montemor-o-Velho, em contexto de campo. Ao longo de 20 hectares, os visitantes terão oportunidade de visitar ensaios com variedades de milho e arroz adaptadas ao Baixo Mondego, bem como campos demonstrativos de girassol, sorgo e batata dos expositores presentes.

A inovação desta feira agrícola centra-se sobretudo na instalação de ensaios ou canteiros das variedades de sementes das empresas participantes, plantadas com a antecedência necessária para poderem agora ser exibidas. Os visitantes podem assim conhecer as variedades com maior adaptabilidade ao Vale do Mondego.
O Mondego Agrícola inova também pelo programa e espaço dedicado a palestras e debates sobre os temas mais relevantes para o setor, como a sustentabilidade e novas tendências na cultura do arroz (5 de setembro, 15h00) ou a gestão de água de rega (6 de setembro, 11h30). Existirá também uma área dedicada às soluções energéticas relacionadas com a agricultura, com diversas propostas de energias renováveis, eficiência energética e tecnologias sustentáveis.
«Mais do que uma feira expositiva, o Mondego Agrícola é um evento de referência, que oferece uma vasta gama de atividades projetadas para explorar e demonstrar as mais recentes inovações do setor agrícola no Baixo Mondego», afirma Décio Matias, presidente da Associação Diogo de Azambuja (ADA).
«Participar nas atividades interativas do Mondego Agrícola é uma oportunidade para aprender, partilhar conhecimentos e fazer novos contactos, que podem transformar completamente a prática agrícola da nossa região, tornando-a cada vez mais sustentável», afirma Joaquim Carraco, diretor da Escola Profissional e de Desenvolvimento Rural do Baixo Mondego (EPDRBM).
O Mondego Agrícola 2024 é um evento bienal de destaque no setor agrícola, organizado pela Escola Profissional e de Desenvolvimento Rural do Baixo Mondego (EPDRBM) em parceria com a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, a Associação Diogo de Azambuja (ADA) e a Cooperativa Agrícola do Concelho de Montemor-o-Velho (CACMV).

À semelhança de edições anteriores, a 4.ª edição do Mondego Agrícola tem por objetivos promover as potencialidades da região do Baixo Mondego, proporcionar um espaço para expor e demonstrar as inovações à disposição para as culturas da região e facilitar o intercâmbio de conhecimentos e tecnologias, bem como fomentar o networking e negócios e ainda mostrar técnicas de cultivo inovadoras.
Além dos habituais expositores e das demonstrações de máquinas agrícolas mais adequadas às práticas de cultivo da região (ceifeiras, tratores e alfaias, nomeadamente), marcam também presença empresas de produtos fitofarmacêuticos, sementes, fertilizantes e pesticidas com as soluções mais adequadas às diferentes culturas do Vale do Mondego, assim como expositores com as tecnologias mais avançadas para as melhores práticas agrícolas, pecuárias e florestais.