Abacate é o produto estrela da próxima edição da Fruit Attraction

Fecha de publicación: 27/09/2024
Fuente: AGROTEC
O abacate será o produto estrela da 16ª Fruit Attraction organizada pela IFEMA MADRID e pela FEPEX, que terá lugar de 8 a 10 de outubro no recinto da feira de Madrid. Desta forma, a feira concentrará várias iniciativas em torno deste superalimento, cujo sucesso tem vindo a aumentar notavelmente nos últimos anos, tanto em termos de consumo como de comércio internacional.

Além da apresentação da Organização Interprofissional do Abacate e da Manga na Fruit Attraction, na véspera do início da feira, na segunda-feira, 7 de outubro, a Organização Mundial do Abacate, a Asociafruit - Associação Espanhola de Produtores e Exportadores de Frutas, Frutos Secos, Legumes, Flores e Plantas da Andaluzia -, a Aecam - Associação de Comerciantes de Abacate e Manga - e as Cooperativas Agro-Alimentares realizarão o Congresso Global do Abacate, para ajudar a continuar a posicionar o abacate a nível internacional. Além disso, durante a Fruit Attraction, este produto será protagonista em diferentes actividades organizadas por Asociafruit, Aecam e Cooperativas Agro-Alimentarias.
Entre outras actividades, serão realizadas demonstrações na Factoría Chef, dirigidas por Daniel del Toro, nas quais este produto será o ingrediente principal de diferentes receitas. O chef convidado também visitará as salas da Fruit Attraction para convidar os visitantes a participar no Quiz do Abacate. Será também produzida uma brochura digital sobre os benefícios do abacate para a saúde. Os visitantes poderão ainda usufruir do Avocatruck, um foodtruck localizado na Avenida Central, onde decorrerão sessões de showcooking com utilizações inovadoras do abacate e haverá degustações gratuitas todos os dias durante o horário de funcionamento da feira.
Por outro lado, durante o mês de setembro, está a ser organizada “A liga do abacate”, com a participação de diferentes escolas de hotelaria e restauração de toda a Espanha, em que se realizarão concursos em que os alunos conceberão receitas com o abacate como ingrediente principal. Os vencedores de cada escola irão à Fruit Attraction para competir na final.
Nos últimos anos, de acordo com o Anuário MAPA 2022, a cultura do abacate em Espanha conheceu um êxito notável, passando das zonas tradicionais de cultivo (Ilhas Canárias, Costa Tropical de Málaga e Axarquía em Málaga) para outras zonas do país, nas províncias de Cádis, Huelva, Alicante, Valência e Castellón. Além disso, estão a ser realizadas experiências de cultivo em regiões como a Galiza, as Astúrias e a Cantábria. 
A Andaluzia é a região espanhola que representa a maior parte da produção nacional de abacate, cerca de 75%, sendo Málaga e Granada as províncias onde tradicionalmente se cultiva esta cultura. No entanto, está atualmente a expandir-se para províncias como Cádis, Huelva e Sevilha.  
As exportações espanholas de abacate destinam-se principalmente à UE, de acordo com o Departamento de Alfândegas e Impostos Especiais sobre o Consumo da Agência Tributária Espanhola. Em 2023, foram comercializadas 122 784 toneladas de produto para os países da UE, tendo a França e os Países Baixos recebido mais de 50% destas exportações. Globalmente, em termos económicos, o valor da produção total exportada é quantificado em cerca de 400 milhões de euros.
O México é o maior produtor e consumidor mundial de abacates, sendo responsável por cerca de 30% da produção mundial, de acordo com a FAOSTATS. Grande parte desta produção destina-se ao mercado dos Estados Unidos. Países como o Peru e o Chile exportam também uma grande parte da sua produção, sendo os mercados europeus em geral, e a Espanha em particular, um destino importante para as suas exportações.
O Peru é o primeiro exportador mundial de abacates para Espanha, de acordo com o Departamento de Alfândegas e Impostos Especiais sobre o Consumo da Agência Tributária Espanhola. Em 2023, foram importadas 133 011 toneladas de abacates peruanos. Isto significa que mais de 50% deste produto importado por Espanha (242.060 toneladas) é originário do Peru. 
A Fruit Attraction, organizada pela IFEMA MADRID e pela FEPEX, realiza a sua 16ª edição de 8 a 10 de outubro e espera a participação de mais de 2.100 empresas de 56 países, que apresentarão 70.000 m2 de produtos hortofrutícolas. O evento espera atrair mais de 100.000 profissionais que virão de 145 países.