Fuente:
AGRICULTURAEMAR
Lugar:
Agricultura
O consórcio do projecto REDWine, financiado pela União Europeia no âmbito do programa Bio Based Industries Joint Undertaking (BBI JU), convida o público, indústria vitivinícola, investigadores e interessados em sustentabilidade a participar no evento final do projecto, que marca a conclusão de “uma jornada de inovação na região da Península de Setúbal”. O evento conta com a inauguração institucional da inaugura unidade de captura de CO2 do projecto, dia 19 de Novembro, das 11 às 14 horas, na Adega Cooperativa de Palmela (apenas por convite).
A partir das 14h00 inicia-se o evento final do projecto (inscrição gratuita através do QR-CODE), também na Adega Cooperativa de Palmela, havendo uma – visita ao “living lab”, seguindo-se às 15 horas, na Sociedade Filarmónica Humanitária a apresentação de resultados do projecto REDWine, avança uma nota de imprensa enviada pela AVIPE — Associação de Viticultores do Concelho de Palmela, coordenadora do projecto em Portugal.
O evento será uma oportunidade única para conhecer os resultados alcançados:
• a captura e valorização de CO₂ biogénico resultante da fermentação do vinho
• o tratamento e reutilização de efluentes líquidos da indústria vitivinícola para cultivo de microalgas do género Chlorella vulgaris
• o desenvolvimento de novos ingredientes de alto valor para alimentação, cosmética, agricultura e clarificação de vinho
• e a demonstração de que este modelo circular pode reduzir as emissões de gases com efeito de estufa da cadeia do vinho em pelo menos 31 %.
Porque deve participar:
• Inovação ao serviço da tradição: descubra como a indústria vinícola, símbolo de património europeu, se reinventa para o século XXI.
• Networking e parcerias: reúna-se com produtores, investigadores, empreendedores e decisores que acreditam no futuro sustentável.
• Inspiração para replicação: se representa uma adega, cooperativa, empresa agrícola ou solução tecnológica, este evento mostra-lhe um modelo pronto a adaptar.
• Visão prática e tangível: não é apenas teoria — o projecto instalou um “living lab” real em Palmela, demonstrando tecnologia, viabilidade económica e impacto ambiental
REDWine
O REDWine propôs um modelo de economia circular para a indústria vitivinícola europeia que integra captura de CO₂, tratamento de efluentes, cultivo de microalgas e valorização da biomassa resultante em novos produtos.
Coordenado pela AVIPE – Associação de Viticultores do Concelho de Palmela e desenvolvido em parceria com 11 entidades de seis países, o projecto representa uma forte aposta em tecnologia, sustentabilidade e diversificação de rendimento.
Agricultura e Mar
O post Projecto REDWine inaugura unidade de captura de CO2 em Palmela aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR.