Olivum passa a ser designada como "Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal"

Fecha de publicación: 16/11/2022
Fuente: AGROTEC
A Olivum, até aqui conhecida como a Associação de Olivicultores e Lagares do Sul, vai passar a ser designada como a Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal.

Esta decisão foi tomada pela direção e AG da Associação, tendo em conta que a Olivum hoje já representa grande parte dos produtores e lagares responsáveis por cerca de 70% do azeite produzido em Portugal, num total de 126 associados, 300 explorações, perfazendo 46 mil hectares. Muito recentemente a associação verticalizou-se, espelhando a realidade do setor oleícola em Portugal e hoje representa também lagares, contando já com 17 associados de lagar.
Atualmente, a maior parte dos associados da Olivum estão localizados na região do Alentejo e em Santarém, sendo que seria importante que o setor se mobilizasse a nível nacional e, nesse sentido, todos os associados das várias latitudes geográficas do pais e independentemente do tipo de olival estão desde já convidados a integrar a associação.
Com este passo, a Olivum abre a possibilidade de vir a representar todo o setor oleícola com associados de todas as regiões oleícolas do país.