IX Simpósio Nacional de Olivicultura já tem inscrições abertas

Fecha de publicación: 29/04/2021
Fuente: AGROTEC
A 9.ª edição do Simpósio Nacional de Olivicultura, subordinada ao tema “Tecnologia e Circularidade na Olivicultura”, irá decorrer nos dias 25 a 27 de outubro, no Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, em Oeiras.

Assista ao vídeo de apresentação.
Este evento, organizado pela Associação Portuguesa de Horticultura (APH), conta nesta edição com a parceria do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e do Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN).
O IX Simpósio Nacional de Olivicultura pretende difundir os progressos recentes e o avanço do conhecimento em prol do desenvolvimento do setor e promover a discussão e cooperação entre os diversos agentes desta fileira estratégica, que em 2019 gerou 550 milhões de euros em exportações de azeite (dados GPP). O seu público-alvo são investigadores, técnicos, agricultores, estudantes, setor de distribuição e comercialização, decisores políticos e outras partes interessadas. Os temas em debate abordarão os aspetos mais prementes da fileira, desde a produção, transformação, subprodutos, comercialização e qualidade.
 A Comissão Organizadora convida todos os interessados a submeter os seus trabalhos técnico-científicos até dia 15 de julho, de forma a permitir um programa rico e variado que contribua para o aumento da rentabilidade e da sustentabilidade da indústria olivícola portuguesa. As áreas temáticas para submissão de trabalhos são:
-  Recursos genéticos e melhoramento;
-  Ecofisiologia e nutrição;
-  Sistemas e técnicas culturais;
-  Proteção da oliveira;
-  Tecnologia e qualidade dos produtos do olival;
-  Tecnologias emergentes aplicadas à extração, análise e qualidade;
-  Circularidade, subprodutos e certificação;
-  Inovação no sector olivícola;
-  Economia e sustentabilidade da fileira.
 

Para mais informações consulte o link.