Com foco em novas tecnologias, evento especializado em avicultura retorna à EuroTier

Fecha de publicación: 04/07/2024
Fuente: AGROTEC
World Poultry Show é realizado a cada quatro anos e reúne as principais inovações na produção de aves e ovos do mundo; Inteligência Artificial, biossegurança, bem-estar animal e redução de CO2 estão entre os principais temas abordados. 

A automação das granjas, o uso da Inteligência Artificial (IA) no manejo dos animais e a produção sustentável de aves e ovos estão entre os principais temas abordados no World Poultry Show, evento paralelo que faz parte da EuroTier 2024, que será realizada entre 12 e 15 de novembro no Centro de Feiras de Hanover, na Alemanha. A EuroTier é promovida a cada dois anos pela Sociedade Agrícola Alemã (DLG) e conta com mais de 2 mil expositores de 60 países, sendo a feira líder mundial na produção de proteína animal.
A World Poultry Show tem mais de 350 expositores especializados na indústria avícola e deve reunir as principais empresas do setor. A feira é realizada a cada quatro anos e reconhecida mundialmente pelas novas tecnologias e pesquisas desenvolvidas com o intuito de otimizar a produção e comercialização de aves e ovos.
Entre os temas abordados nesta edição estão a biossegurança, a saúde e o bem-estar animal, a redução da pegada de carbono da cadeia produtiva e o uso de novas tecnologias no manejo dos animais. “A procura por carne de aves e ovos está aumentando em todo o mundo e o bem-estar animal, a necessidade de reduzir a utilização de antibióticos, bem como as emissões dos aviários são temas que estão no centro dos debates do World Poultry Show”, destaca Sven Häuser, coordenador do programa técnico da EuroTier 2024.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), no ano passado o Brasil produziu cerca de 14,8 mil toneladas de frango, sendo o segundo maior produtor de aves do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos que produziu aproximadamente 21 mil toneladas. Do total produzido no Brasil, 34,65% são destinados ao mercado externo, o que torna o país o maior exportador de carne de frango do mundo. “O Brasil, sendo um dos maiores mercados globais de frangos e ovos, tem uma importante participação no desenvolvimento de novas tecnologias e, por isso, há uma grande expectativa para a participação de brasileiros nesta edição, tanto como visitantes quanto como expositores”, explica Brena Bäumle, diretora da Bäumle Organização de Feiras, representante oficial da DLG para o Brasil. 
Inteligência Artificial na Avicultura
Com uma extensa programação, o World Poultry Show conta com conferências, mesas redondas e exposições que trazem as principais inovações e tendências em avicultura e criação, saúde animal, alimentação e comercialização de aves e ovos em todo o mundo. Uma das atrações é a DLG Spotlight, conferência realizada pela DLG em parceria com a Associação Alemã de Aves.
 Com o tema “IA na Avicultura”, a conferência destacará os avanços tecnológicos no campo da automação e digitalização da indústria avícola, trazendo aos participantes casos de sucesso que aliam as novas tecnologias ao manejo dos animais. Entre as soluções desenvolvidas por startups e que são baseadas em Inteligência Artificial estão, por exemplo, a determinação do sexo do animal ainda dentro do ovo e as plataformas digitais utilizadas para o bem-estar e o monitoramento da saúde e das condições ambientais das granjas. “Toda a indústria é altamente inovadora e a digitalização desempenha um papel central, apoiando os agricultores no seu trabalho diário, tanto no alojamento dos animais como no escritório”, explica Sven Häuser.
Feira Líder em Produção Animal
Além da programação voltada à indústria avícola, a EuroTier é a feira líder mundial na produção animal, apresentando a cada edição as principais novidades nas áreas de genética, recursos alimentares e operacionais, sistemas de criação e alimentação. Com expectativa de público de mais de 120 mil visitantes, vindos de 150 países, a feira concentra as inovações nos setores de avicultura, pecuária, suinocultura, aquicultura, proteínas alternativas, tecnologia climática e ambiental, digitalização, tecnologia de ordenha e resfriamento, manejo e remoção de esterco, transporte, processamento, vendas e marketing, bem como serviços para a produção agrícola.
“O portfólio da EuroTier abrange produtos e serviços para toda a cadeia de valor dos alimentos de origem animal e, por isso, cada vez mais tem atraído a atenção dos brasileiros. Na última edição, em 2022, foram cerca de 500 visitantes brasileiros e a expectativa é que ultrapasse este número nesta edição”, lembra Brena Bäumle. Outro destaque da EuroTier é o elevado número de pavilhões nacionais, o que reforça a importância global do evento. As maiores participações vêm do Canadá, China, Finlândia, França, Irlanda do Norte, Coreia do Sul, Reino Unido e Estados Unidos.
Serviço: EuroTier 2024 

Data: 12 a 15 de novembro de 2024
Local: Pavilhão de Exposições de Hanover, Messegelände (Alemanha)
Informações e inscrições: https://www.eurotier.com

EuroTier em números:

120 mil visitantes de 150 países
Mais de 2 mil expositores de 60 países
300 conferências e eventos comerciais dentro da programação
220 mil m2 de área de exposição, divididos em 13 pavilhões cobertos.