III Colóquio Nacional de Plantas Aromáticas e Medicinais

Fecha de publicación: 10/03/2022
Fuente: III Coloquio PAM Castelo Branco marzo 2022




O III Colóquio Nacional de Plantas Aromáticas e Medicinais realiza-se na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco (ESA/IPCB), nos dias 24 a 25 de março, seguido de um Encontro de Produtores, no dia 26, com visitas a empresas do setor na região.



O CNPAM2022 é organizado pela Associação Portuguesa de Horticultura, em colaboração com a ESA/IPCB e o Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior (CBPBI).



Várias dezenas de investigadores vão apresentar trabalhos científicos sobre inovação, uso terapêutico e medicinal das PAM e outras aplicações desta flora tão diversificada e extremamente rica que existe em todo o país. Da gastronomia, ao seu uso como agentes de controlo natural de pragas na agricultura, à cosmética e à medicina, são inúmeras as aplicações e as potencialidades de valorização das PAM.



Um estudo de âmbito nacional, que será apresentado na abertura do colóquio, revela que o setor das plantas aromáticas, medicinais e condimentares (PAM) é jovem e qualificado, as áreas de produção são de pequena dimensão e a maioria dos produtos – infusões, condimentos, entre outros – estão certificados como biológicos.



A cannabis medicinal, espécie cultivada que tem atraído avultado investimento nacional e estrangeiro a Portugal, será tema de uma apresentação pelo INFARMED, entidade que nos últimos anos licenciou 18 empresas de produção de cannabis medicinal.



No Encontro de Produtores, dia 26 de março, serão realizadas visitas a empresas do setor na região (Ervas da Zoé e Sementes Vivas), e aos campos experimentais e laboratórios da ESA/IPCB e do CBPBI, onde as PAM são objeto de investigação com vista à valorização dos recursos endógenos da Beira Baixa. Este Encontro é realizado no âmbito do projeto COOP4PAM-Cooperar para crescer no setor das plantas aromáticas e medicinais.Consulte o Programa definitivo e inscreva-se AQUI.



Assine a Revista da APH, fazendo-se Sócio: https://aphorticultura.pt/faca-se-socio/