VitiVino2022 decorre a 23 e 24 de novembro em Palmela

Fecha de publicación: 07/07/2022
Fuente: III Coloquio PAM Castelo Branco marzo 2022




As inscrições para o VitiVino2022 estão abertas. Este evento, organizado pela Associação Portuguesa de Horticultura (APH) e a Sociedade das Ciências Agrárias de Portugal (SCAP), a 23 e 24 de novembro de 2022 no Cineteatro São João em Palmela, visa reunir investigadores, técnicos e empresários num contributo para a melhoria da vitivinicultura com mais ciência, mais conhecimento e mais inovação.



O VitiVino2022agrega o II Simpósio de Viticultura & IV Colóquio Vitivinícola da APH e conta com a parceria da Associação de Viticultores do Concelho de Palmela (AVIPE), da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal (CVRPS) e do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV).



Pretende-se neste evento promover o intercâmbio de informação entre investigadores, técnicos e agentes do setor, através da divulgação dos avanços científicos em áreas chave da vitivinicultura, a fim de se apontarem futuras linhas de investigação que ajudem a colmatar os desafios da sanidade, dos recursos genéticos e das alterações climáticas, sempre na ótica da sustentabilidade da cultura da vinha.



O programa do VitiVino2022 é composto por quatro sessões técnico-científicas: ‘Castas e Ambiente’, ‘Zonagem Vitícola e Alterações Climáticas’ e ‘Digitalização e Mecanização na Viticultura’; uma visita técnica e uma mesa-redonda sobre ‘O Mercado e os Desafios Globais”.



O setor vitivinícola português tem revelado uma boa dinâmica, produzindo vinhos com uma boa relação qualidade preço. Contudo, cada região precisa olhar de uma forma diferente para as várias componentes da viticultura a que sempre se dedicou, desde as castas, pragas e doenças, mecanização, mão-de-obra, até à valorização e comercialização do produto final, seja ele o vinho ou as uvas.Existem oportunidades de valorização de modos de produção ambientalmente mais sustentáveis e de aproveitamento da notoriedade do vinho do Porto para os outros vinhos. Para tal é necessária uma aposta forte na investigação e inovação, e as consequentes melhorias na informação, na adoção das inovações pelos agentes económicos e na governação das partes interessadas. É num contributo para a melhoria da vitivinicultura, com mais ciência, mais conhecimento e mais inovação, que é lançado o VitiVino22.



Para mais informações, submissão de trabalhos técnico-científicos e inscrições, por favor consulte: https://aphorticultura.pt/eventos/vitivino2022/



Contacto do Secretariado do Vitivino2022: vitivino2022@gmail.com







Assine a Revista da APH, fazendo-se Sócio: https://aphorticultura.pt/faca-se-socio/