A nutrição das culturas com recurso à biotecnologia e aos microrganismos

Fecha de publicación: 04/07/2022
Fuente: III Coloquio PAM Castelo Branco marzo 2022








Por: Rui Amante, Portugal Centro-Sul Sales Manager Alltech Crop Science



Sabe-se hoje que as culturas que crescem em solos ricos em microrganismos são mais capazes de resistir a stresses bióticos e abióticos porque os microrganismos são parceiros essenciais nos processos fisiológicos das plantas, ajudando a melhorar de forma natural a produtividade e a rentabilidade de todas as culturas, dos cereais às hortícolas, das culturas permanentes à hidroponia.



Assim, a aplicação de biofertilizantes à base de microrganismos, nomeadamente à base de bactérias promotoras do crescimento das plantas (BPCP) é hoje uma alternativa biológica que se destaca pela sua capacidade de melhorar a rentabilidade das culturas e a saúde do solo, utilizando microrganismos que permitem, por exemplo, mineralizar matéria orgânica, solubilizar nutrientes e/ou fixar o azoto atmosférico, reduzindo a atual dependência de adubos de origem química.



A Alltech Crop Science está há mais de 40 anos consciente da incontornável importância de um solo saudável e com um perfil equilibrado para que as culturas possam expressar todo o seu potencial produtivo. As soluções de biotecnologia da Alltech utilizam uma nova e exclusiva seleção de microrganismos autóctones como são as rizobactérias Azospirillum brasilense, Pseudomonas putida ou Bacillus megaterium que estão na base de produtos ACS como o Contribute®  ibNP e o Contribute®  ibK.



O ContributeibNPé um produto que combina dois tipos de rizobactérias com carácter fertilizante: Azospirillum brasilense e Pseudomonas putida.



As bactérias do género Azospirillum são fixadoras biológicas de azoto e produtoras de substâncias promotoras de crescimento. Estas bactérias conseguem converter o azoto (N2) presente na atmosfera em formas que podem ser assimiláveis pelas plantas (NH3). Para além disso, estas bactérias produzem compostos que ajudam nos processos metabólicos das plantas, como as fitohormonas como ácido indol-acético, giberelinas ou citocininas.



Também as bactérias do género Pseudomonas, igualmente presentes no ContributeibNP, são capazes de promover ativamente o crescimento das plantas. Estas produzem um aumento da disponibilidade de Fósforo na forma assimilável pela planta, através da produção de ácidos orgânicos e produzem e estimulam a produção de fitohormonas que têm uma importante ação complementar de indução de diversos processos metabólicos, como a resistência a stresses bióticos e abióticos, enraizamento, crescimento vegetativo no seu todo, floração e produção de frutos. Estas bactérias também produzem sideróforos que quelatam o ferro férrico na rizosfera, privando e inibindo o crescimento de outros microrganismos, incluindo os fitopatógenicos, que têm menor capacidade de competição por ferro. Estas bactérias destacam-se ainda pela produção de osmólitos, que contribuem para a adaptação das plantas a situações de salinidade, permitindo o seu desenvolvimento em condições habitualmente adversas devidas aos sais.



O Contribute ibK, outro produto da linha Contribute da ACS é também um biofertilizante, desta vez à base de Bacillus megaterium, rizobactérias solubilizadoras do fósforo e do potássio existentes no solo apresentando atividade de ácidos orgânicos, fosfatases ácidas e alcalinas, que são enzimas que catalisam a conversão dos nutrientes para formas que são absorvidas e assimiladas pelas plantas. Estas bactérias produzem para além de substâncias como enzimas, que ajudam no combate a microrganismos patogénicos existentes no solo, melhorando os processos metabólicos das plantas através da produção, fitohormonas, fosfatases ácidas, sideróforos ou exopolissacarídeos. Estão especialmente selecionadas para estimular na planta os processos de enchimento do fruto, síntese de açúcares e maturação. A alta resistência do Bacillus megaterium à salinidade indica que este microrganismo tem um grande potencial de melhorar a tolerância das plantas a este fator de stress.



Não há hoje duvidas de que estes microrganismos são fundamentais para que as plantas cresçam de maneira mais saudável e produzam mais e com mais qualidade!