Empresários debatem sustentabilidade dos olivais de alta densidade no IX Simpósio Nacional de Olivicultura

Fecha de publicación: 14/10/2021
Fuente: III Coloquio PAM Castelo Branco marzo 2022




O IX Simpósio Nacional de Olivicultura decorre de 25 a 27 de outubro, no Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, em Oeiras. O programa do evento integra 70 trabalhos técnico-científicos e uma mesa-redonda com conhecidos empresários do setor sobre o tema “Olivais de alta densidade/sustentabilidade, serão conceitos compatíveis?”.



A mesa-redonda, a realizar na manhã do dia 26 de outubro, às 9h30, é moderada por Francisco Pavão, presidente da APPITAD e conhecido especialista em azeite, e conta os seguintes oradores:Álvaro Labella, OlivogestãoJosé Maria Falcão, Herdade Torre das FigueirasJoão Sanches, Trilho SaloioLuís Rosado, OlinortePepe Ocaña, Herdade da Rabadoa



Pedro Lopes, De PradoPedro Foles, AgromilloraRaúl Aguayo Corraliza, Todolivo



A manhã do dia 26 de outubro é aberta ao público, de forma gratuita, mas com inscrição obrigatória através deste link: https://aphorticultura.pt/eventos/9sno/formulario.html



O IX Simpósio Nacional de Olivicultura é subordinado ao tema “Tecnologia e Circularidade na Olivicultura” e do programa constam as seguintes sessões temáticas: Proteção da Oliveira, Sistemas e Técnicas Culturais, Tecnologia, Qualidade, Economia e Inovação. As conferências plenárias abordam temas centrais na olivicultura moderna:



Projeto NOVATERRA: soluções sustentáveis para a redução do uso de pesticidas no olival (entre as soluções estudadas contam-se a captura em massa com armadilhas e o uso de nemátodos entomopatogénicos para controlo de pragas, o uso de nanopartículas de cobre para controlo de fungos e a manipulação do habitat olival).



A aplicação da deteção remota na monitorização de olivais tradicionais de montanha (neste trabalho foram utilizados drones para recolha de imagens multiespectrais num olival tradicional de montanha, que possibilitaram a identificação de zonas menos vigorosas, informação que serviu de apoio à decisão na gestão de precisão do olival).



Olival circular: Biotecnologia aplicada à sustentabilidade (o projeto “Olival Circular”, da empresa Entogreen, consiste em dar um destino adequado ao bagaço de azeitona como alimento para insetos que o convertem em fertilizante orgânico para solos agrícolas. Uma forma de resolver um problema ambiental, transformando um resíduo em recurso).



A importância dos recursos genéticos na valorização da olivicultura (este trabalho dá a conhecer a diversidade genética das cultivares de oliveira incluída na Coleção Portuguesa de Referência da Oliveira (CPRCO), instalada na Herdade do Reguengo em Elvas, com vista à sua valorização).



No dia 26 de outubro às 11h30, os patrocinadores do Simpósio apresentam tecnologias e soluções inovadoras para a sustentabilidade do olival no Espaço Empresas. Patrocinam o evento:



Platina: ADP Fertilizantes, Ascenza, Fitolivos e Spintor Isco



Ouro: Agromillora, Adubos Deiba, Fertinagro, Hubel Verde, Magos Irrigation Systems, Syngenta, Timac Agro e UPL



Prata: Lusosem



No dia 27 de outubro decorre a visita técnica do simpósio aos olivais e lagar da Fundação Eugénio de Almeida, em Évora.



O Simpósio é organizado pela Associação Portuguesa de Horticultura (APH) e conta com a parceria do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e do Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN).



Para mais informações consulte: https://aphorticultura.pt/eventos/9sno/



Assine a Revista da APH, fazendo-se Sócio: https://aphorticultura.pt/faca-se-socio/