Estudo do setor das PAM em Portugal publicado pelo CCPAM

Fecha de publicación: 31/01/2022
Fuente: Epam
Lugar: CCPAM
No final de 2021, foi publicado o Estudo do setor das plantas aromáticas e medicinais em Portugal, produzido para o CCPAM pelo INIAV – BPGV, com a colaboração do GPP e da ADCMoura.

No seu prefácio, a Professora Dra. Ana Cristina Figueiredo escreve: “Se não é fácil definir as PAM, muito menos fácil é falar das PAM em Portugal. Este é um setor que evoluiu exponencialmente nos últimos anos, mas de uma forma individual, não concertada. Desde logo, por estes motivos, este é um trabalho muito meritório porque apenas pessoas dedicadas, empenhadas, e com muito “amor à camisola”, poderiam arranjar motivação para congregar informação fragmentada, dispersa, difícil de sistematizar e de analisar.
Mas este é um trabalho necessário e basilar, no atual contexto de uma economia circular que valorize e tire partido de todos os produtos derivados de PAM. A evolução sustentada deste setor passa por conhecer, e dar a conhecer, as bases em que assenta e como se pode melhorar e fazer evoluir o que existe. Foi com essa motivação que o autor deste trabalho, o Banco Português de Germoplasma Vegetal (BPGV), na pessoa da Eng. Ana Maria Barata e da Eng. Violeta Rolim Lopes, com a colaboração da Eng. Maria Socorro Rosário do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP), e com o apoio da Associação para o Desenvolvimento do Concelho de Moura (ADCMoura), se propôs a dar uma visão geral atual do setor PAM em Portugal continental”.
Este estudo apresenta a análise dos resultados de um inquérito à produção de PAM lançado em 2021 no quadro do projeto CCPAM PDR2020, a partir da qual se faz o retrato de um setor jovem, em crescimento apesar das muitas dificuldades, maioritariamente em modo de produção biológico e com forte pendor para a exportação.
Pode consultá-lo e descarregá-lo em https://www.ccpam.pt/estudo-do-setor-das-plantas-aromaticas-medicinais-e-condimentares-em-portugal/