EPAM em documentário sobre inovação em meio rural

Fecha de publicación: 19/12/2020
Fuente: Epam
Lugar: notícia
Depois da mostra virtual (https://ruraction.eu/exhibition-intro/#!/start ), chega agora o documentário (https://www.youtube.com/watch?v=CqCJ-DYIh8o) sobre empreendedorismo e inovação social em meio rural na Europa, no âmbito do projecto RurAction (http://ruraction.eu/), em que participam a ADCMoura, na qualidade de empreendedora social, e outras organizações do território (Centro Social e Comunitário de Safara, SWAD – South-West Archaeology Digs, Ateneu Mourense, as empresas Aromas da Lousa e Ervitas Catitas), tendo como cenários o nosso concelho e concelhos vizinhos. São ainda objecto de estudo a empresa social Ballyhoura Development CLG, da região de Ballyhoura (República da Irlanda), e a cooperativa Stevia Hellas, da região de Phthiotis (Grécia).

O documentário pretende mostrar como estas empresas sociais, em Portugal, Grécia e Irlanda, ajudam a encontrar soluções inovadoras para os desafios existentes nas zonas rurais. É o caso do EPAM, criado para apoiar o desenvolvimento da fileira das plantas aromáticas, medicinais e condimentares em Portugal.

Criado por Łukasz Rogowski (sociólogo visual da Universidade Adam Mickiewicz, Poznań, Polónia) e Michał Sita (fotógrafo e documentarista da Pix.House, Poznań, Polónia), este filme é o resultado do projecto “Social Entrepreneurship in Structurally Weak Rural Regions”: Analysing Innovative Troubleshooters in Action” (RurAction), financiado pelo programa europeu Horizonte 2020 (http://ruraction.eu/).