Colóquio, encontro e visitas reunem setor das PAM

Fecha de publicación: 13/04/2022
Fuente: Epam
Lugar: destaque
Nos passados dias 24 a 26 de Março, a Escola Superior Agrária de Castelo Branco foi palco do III Colóquio Nacional de Plantas Aromáticas e Medicinais, uma organização da Associação Portuguesa de Horticultura (APH), Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior (CBPBI), com o apoio da ADCMoura e demais parceiros do projecto COOP4PAM – Cooperar para crescer no sector das plantas aromáticas e medicinais (Interreg Espanha-Portugal).

Tratou-se de um conjunto de atividades muito diverso, intenso e profícuo, que permitiu aferir o estado actual do conhecimento sobre as PAM e perspectivar o futuro do sector, com os contributos de docentes, investigadores, empresários, técnicos de organizações e outras partes interessadas presentes, sobretudo de Portugal, mas também de Espanha e França. Para além das sessões temáticas, com múltiplas comunicações, aconteceram sessões de provas de produtos, mostras de empresas, exposição de pósteres e momentos lúdicos, com música em palco e jantar beirão e a estreia do documentário “No Caminho dos Sonhos”.

O projecto Coop4PAM (INTERREG Espanha-Portugal), apresentado também durante o Colóquio, proporcionou, no dia 26, um Encontro de Produtores, visitas e sessões de demonstração aos campos experimentais e laboratórios da ESA Castelo Branco e do Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior e às empresas Ervas da Zoé e Sementes Vivas. Antes, no final do dia 25, realizou-se também, paralelamente aos trabalhos do Colóquio, uma reunião de parceria deste projeto transfronteiriço.

O programa completo, blog e outras informações sobre o Colóquio e atividades COOP4PAM estão disponíveis em: https://aphorticultura.pt/cnpam2022/
Uma fotorreportagem foi também publicada no website da APH, em: https://myalbum.com/album/bWULnwp4PPe4