Aromáticas d’Palma acolhe Jornada CCPAM

Fecha de publicación: 05/12/2022
Fuente: Epam
Lugar: CCPAM
Decorreu no passado dia 28 de novembro, durante a tarde, nas instalações da Aromáticas d’Palma, em S. Manços, com o inexcedível acolhimento do anfitrião Ghenadie Belostecinic, o primeiro dia de uma jornada dupla dedicada às Plantas Aromáticas e Medicinais. Aberta a produtores, contou ainda com a presença de técnicos e investigadores de Portugal e Espanha, que reflectiram em conjunto sobre a actualidade e os desafios futuros do sector.

Depois da apresentação da Aromáticas d’Palma, com um passeio interpretativo pela exploração, que segue as práticas da produção biodinâmica, deu-se início à reunião do CCPAM – Centro de Competências das Plantas Aromáticas, Medicinais e Condimentares, coordenada por Clara Lourenço, da ADCMoura, com a presença de três outros membros do seu Conselho Executivo e cerca de três dezenas de outros participantes. 




Da Ordem de Trabalhos constaram:


Apresentação do website ccpam.pt e demais resultados do projeto CCPAM PDR2020
Apresentação do projeto CCPAM+ PDR2020
Partilha de projetos em curso e/ou em preparação pelos membros do CCPAM
Definição de próximas etapas do trabalho e consolidação da rede CCPAM



Foi possível passar em revista os principais resultados do projeto, entretanto concluído com elevados níveis de concretização física e financeira, CCPAM PDR e lançar as propostas de trabalho que se lhe sucedem, através do recentemente aprovado CCPAM+, igualmente no quadro do PDR2020, no qual se incluem as atividades desta Jornada.





Houve lugar, como sempre, à partilha, pelos membros do CCPAM, de projetos em curso relativamente aos quais seja relevante aproveitar a presença de produtores para se desenvolverem ações de sensibilização, mobilização ou transferência de conhecimento. Neste caso, salientam-se as iniciativas desenvolvidas no quadro dos projetos COOP4PAM (POCTEP), designadamente para fomento da participação no Mapa EPAM renovado e ampliado para Espanha, e PAM4Wellness (Compete2020), com uma missão alargada durante os dois dias da Jornada dupla de contacto e recolha de informação junto dos produtores, complementada com um inquérito antecipadamente apresentado na rede EPAM.

A Jornada prosseguiu com um Workshop sob o tema “Alterações climáticas: desafios e oportunidades para a produção de PAM”, dirigido por Maria do Céu Godinho, Professora na Escola Superior Agrária de Santarém e coordenadora do projeto PRR SOILIFE1st, e culminou com um jantar num restaurante de Moura.